sábado, 17 de julho de 2010

O que é função sintática, professora??

De vez em quando alguns alunos me perguntam: "Pró, o que é mesmo função sintática?" E essa pergunta às vezes me deixa aflita. Eis que encontrei uma forma bacana de mostrar para os alunos de um jeito mais legal o que seria, então, a tal da função sintática.

Suponha que você se ofereceu para organizar a festa de confraternização da sua turma, e para que não fique sobrecarregado, você convida um colega para auxiliá-lo.

1. Quem você convidaria para ajudá-lo?

2. Que função esse colega desempenharia na organização da festa?

VEJAMOS:

Eu convidaria meu colega João, e a função dele seria a de tesoureiro, ou seja, a pessoa que cuida do dinheiro.
Pois então. Se transformássemos essa situação em análise gramatical, teríamos:

Classe gramatical → João

Função sintática → tesoureiro.

Agora analisemos duas orações da mesma maneira.



*Verbo transitivo direto e verbo de ligação, respectivamente.

A mesma palavra possui uma classe gramatical e uma função sintática, e a isso chamamos de análise morfossintática.

A função que a palavra exerce na oração é a função sintática.

ESPERO TER CONSEGUIDO ACABAR COM AS DÚVIDAS, GALERA!








25 comentários:

Unknown disse...

rsrs tenho uma prova hoje na faculdade sobre função sintática. Estou estudando os textos a 15 dias e nada! Agora a pró conseguiu clarear a minha mente. Vou arrazar na prova! Valeu!

alisson disse...

a melhor explicação que eu já vi até hoje.
Parabéns e Obrigado.

hjh disse...

Minha professora, me explicou de um jeito completamente diferente e eu nao consigo entender!! Quando li sua explicação e clareou tudo! Mas agora, os deveres de revisão dela, que tem a ver com a explicação dela, eu nao consigo fazer!! vou te mostrar uma questão: Leia as frases e dê a função sintática e a classe gramatical doa termos grifados.(vou colocar em caps lock
a)NOSSOS AMIGOS DE INFÂNCIA estão aqui
Me ajude pfff!!!!!!

Gustavo Menegaz disse...

Nossaaaaa qe explicação boa caraca a melhorr

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EMEF Serafim Corrêa de Barros Neto disse...

Olá! eu amo internet, mas acredito que devemos amar a pessoa que contribui com ela de forma que a mesma possa ensinar quem a ela recorra para aprender. Sou professora de Matemática, mas estudo Português para concursos. Diria que este estudo deveria ser obrigatório para todos os professores pois me envergonho de observar colegas escrevendo errado, dentro das escolas, sob o manto de não serem professores de Português. Tudo bem, mas e o exemplo que vale mais que mil palavras? moral de cuecas!!! Eu sempre estudo muito Português, mas sinto-me uma aluna despreparada pois esqueço facilmente. Eu sei escrever, mas posso dizer que ajo de maneira intuitiva em relação a mesma.( por exemplo: já fiquei na dúvida se iria ou não crase...)
Não sei verificar e classificar uma frase em meio a um texto...por exemplo...Mas posso dizer que de uma maneira muito clara você esclareceu o que muitos livros escrevem de forma bonita e pouco atrativa para os alunos. Se eu tenho maturidade para escrever e estudar, imagina isso na cabeça de uma criança ou adolescente com mil e um pensamento, com hormônios flutuantes e descompensados...Meu Deus! Obrigada, sua simplicidade foi de grande valia. Simone Varoni de Oliveira

Tiago Freitas Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juan Carlos disse...

parabéns professora
voce teve um excelente,simples e criativo ponto de vista!!

Gugapazp Prazeres disse...

Valeeeeu... ajudou bastante :)

Evelyn Beatriz disse...

muito boa a explicação ..;)

anthony matheus disse...

muito obri
gado

renan gomes disse...

EXCELENTE PARABENS

Paulo Henrique disse...

Estou estudando para o concurso da PMMG Soldado 2ª Classe. Gente, se essa professora escrevesse um livro explicando o português de uma forma tão simples como ela fez aqui eu pagaria mil por ele, penso que aprenderíamos muito mais sobre essa língua tão complexa. Obrigado Professora, que Deus te dê 1000 vezes mais!

Ana Beatriz disse...

Olá,eu gostaria de saber se voce passar questões para concurso?ano que vem,eu vou estar fazendo o ensino médio,se puder me ajudar,o meu e-mail ta aqui:
anabeatriz.biaa81@gmail.com

mrd disse...

Guando uma pesssoa tem dificuldade de entender o q e adjetvo,substantivo,verbo,sujeito ele tem algum problema por favor qual seria e q devo fazer

Aline Gonçales disse...

Parabéns adorei a comparação. Me ajudou um monte.

Anotado nos meus rabiscos.

Julia de Oliveira Bolina disse...

Estou na oitava serie(nono ano). Eu acho que eu tenho um bloqueio em português,pois sua explicação foi ótima! Mas ainda estou com dificuldades! Mas obrigada mesmo assim!

ff@bi@n@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaela Terra disse...

Gostei muito da sua forma de explicar, acho que entendi, vou comprovar agora nos meus estudos. Acho que os professores deveriam dinamizar as matérias assim. Parabéns, pois você tem ajudado. Obrigada.

Juliana Nascimento disse...

Muito bom, me ajudou mt ;)

HICK GAMER disse...

essa pró e fera

Lana CAMILIS Camila disse...

Legal...Mt bom.

Vanessa Santana disse...

Ótimo...

barboza mata disse...

muito bom!!

Marisa Fiuza disse...

Obrigada.

Postar um comentário